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Projetos

Os portais de transparência são ferramentas potencialmente capazes de garantir a participação e o controle social nas administrações públicas.

Atenção Primária à Saúde - APS - Marca de Governo

Eixo Saúde
Objetivo Estratégico Priorizar a prevenção e a promoção em saúde
Descrição Ações constantes de capacitação e conscientização dos profissionais e das equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, buscando a qualificação do cuidado integral do paciente e aumento da resolutividade do atendimento realizado pela atenção primária.
Localização Toda cidade.
Objetivo Qualificar a Atenção Primária à Saúde, garantindo a longitudinalidade, integralidade e humanização.
Benefícios - Melhora na resolutividade dos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde;
- Cuidado integral e humanizado aos usuários do SUS;
- Diminuição das internações hospitalares que tem como causa condições inerentes à atenção básica.
Dificuldades - Carência de equipes completas para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde;
- Comprometimento dos profissionais que compõe as equipes.
Metas Meta até 2025:
- Manutenção do índice atual de 16,56% de proporção de internação por condições sensíveis à atenção básica, não ultrapassando 28,6%, conforme indicador SUS;
- Manutenção da taxa atual de 8.81/1000 de mortalidade infantil, não ultrapassando 12/1000.
Órgão Responsável Secretaria Municipal de Saúde
Gestor Rosana de Souza Van Der Laan
Fonte de Recursos - Receitas Próprias do Município (Fonte 500.1002).
- Recursos do Estado - FES (Fonte 621);
- Recursos da União - FNS (Fonte 600; 604).
Recursos Próprios 117,579,261.19
Recursos de Terceiros 137,719,120.00
Situação No ano de 2023 foram realizadas 15 capacitações do "Programa Acolhe Bem" dando continuidade ao programa que foi iniciado em 2022, permitindo a todas as Unidades Básicas de Saúde do Município realizarem acolhimento com classificação de risco. A partir de monitoramento de atendimentos realizados pelas equipes foi possível perceber um aumento de cerca de 100 mil atendimentos médicos e de 80 mil atendimentos de enfermagem nos últimos 12 meses, o que atribuímos ao atendimento em livre demanda. capacitação e conscientização dos profissionais e das equipes.