Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Notícias

Estudantes do Município apresentam experiências científicas em Mostra na Smed

Sensor de chuva, árvore de LED, aranha-robô… Estas e outras experiências científicas elaboradas por estudantes da rede municipal foram apresentadas, nesta quarta-feira (27), em uma mostra de trabalhos realizada na sede da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Na ocasião, a Prefeitura também entregou complementos de robótica às sete escolas que mantêm os Clubes de Computação Criativa

Por meio do projeto do Município – em parceria com a UFPel e a Rede Brasileira de Aprendizagem – dezenas de crianças e adolescentes vivem este universo desde 2015, em aulas de programação e eletrônica, que estimulam habilidades como raciocínio lógico, curiosidade e capacidade de resolver desafios.  

Os materiais entregues complementam os 80 kits de microbits – o “coração do robô” – destinados aos educandários no Robopel 207 – evento que reuniu cerca 1,8 mil alunos de escolas públicas e privadas. Agora, com os equipamentos de bluetooth, os jovens cientistas poderão fazer a comunicação entre o que programam no computador e o robô que criaram. As alunas da Emef Nestor Elizeu Crochemore, na Colônia Quilombo (7º distrito), Luiza Eduarda, Jordana e Kolline, de 10 e 11 anos, explicavam para os visitantes as funcionalidades da sua experiência: uma árvore de natal de LED construída com placas de arduino e material reciclado.

Data de publicação: 27/11/2019




Imagens

© 2024 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel